+

Área de concentração

      O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PGP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abordará atividades científicas e formará recursos humanos na área de concentração de Gerência da Produção. É uma área de conhecimento que irá explorar a pesquisa e aplicação de metodologias e técnicas de análise, planejamento, avaliação e melhoria contínua em sistemas de produção. A característica dos trabalhos científicos propostos é apoiar o processo de tomada de decisão das empresas a partir da aplicação de métodos qualitativos e quantitativos de otimização de processos industriais e produtos, apoiados em uma abordagem gerencial, nos métodos estatísticos e nas diversas subdivisões da pesquisa operacional, respectivamente.

      A Área de Concentração é estruturada em duas Linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa I – Apoio à Tomada de Decisão em Operações

      Foca o desenvolvimento de trabalhos científicos ancorados em métodos e modelos para auxiliar o processo de tomada de decisões nos sistemas de produção com uma visão estratégica e sustentável. O objetivo desta linha é desenvolver estudos e pesquisas aplicadas que promovam o desempenho dos processos de produção e logística, a qualidade dos produtos e serviços, tornando robusto o planejamento, a gestão e a tomada de decisão em uma organização. Os principais métodos abordados nesta linha de pesquisa são relacionados com métodos estatísticos, métodos de engenharia da qualidade, sistemas de informação e apoio a decisão, métodos de decisão multicritério e ferramentas de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), direcionados para a gestão estratégica de operações.

Linha de Pesquisa II – Otimização e Simulação de Sistemas

      Uma das principais características da linha de pesquisa é o uso intensivo da modelagem matemática, estatística e simulação para a resolução de problemas de otimização em planejamento e programação das operações, controle de qualidade do produto e processos industriais, impactos ambientais, problemas de escalonamento e logística. São competências acadêmicas e científicas desenvolvidas por docentes e pós-graduandos com o objetivo de analisar situações complexas e otimizar sistemas de produção e/ou melhoria do desempenho operacional, garantindo produtos e serviços mais competitivos no mercado.